Quais são os principais mitos da trombose?

Você já deve ter ouvido falar dessa doença que impede a circulação sanguínea e causa dores e inchaço. A Trombose geralmente acontece em pessoas com varizes, que passam muito tempo sentados ou deitados, obesos ou mulheres que usam pílulas anticoncepcionais.

 

Conheça alguns dos principais mitos da Trombose e tire suas dúvidas:

 

Acontece em pessoas mais velhas

Mesmo pessoas jovens podem ter esse problema, principalmente a trombose venosa que compromete os membros inferiores. Mulheres entre 20 e 40 anos que não praticam exercícios físicos, usam pílulas anticoncepcionais como método contraceptivo e trabalham muito tempo sentadas ou em pé, estão mais propensas a desenvolver essa condição.

 

Apenas mulheres têm trombose

Homens também podem ter a doença, inclusive a incidência é a mesma para os dois sexos. No entanto, as mulheres, principalmente as mais jovens, estão mais expostas aos fatores de risco, por conta dos anticoncepcionais e gestações.

 

Não há formas de prevenção

Adotar um estilo de vida saudável pode prevenir a trombose. Atividades físicas e alimentação balanceada podem ajudar; parar de fumar também entra nessa lista. Se você já tem histórico familiar, o acompanhamento médico é essencial para a prevenção ou o diagnóstico precoce.

 

Trombose não tem cura

Sim, é possível curar a trombose com medicamentos anticoagulantes, uso de meias elásticas e mudanças no estilo de vida. O médico vai orientar e indicar o tratamento mais eficaz de acordo com cada caso.

 

Ainda tem dúvidas? Agende sua consulta no Dr. Imuvi.